Mind the Gap: Communication and STEM for all

Ao longo de mais de três décadas de existência da associação, a AJC tem valorizado a diferente representação de géneros na comunidade científica, reconhecendo que esta é notoriamente dominada pelos homens. Nota-se também que quanto mais alto for o cargo ocupado, maior será o desequilíbrio de género.

Por isso, no dia 11 de março, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a colaboração do British Council, Cartas com Ciência, a AEFCL e o IPDJ, teremos o evento Mind the Gap: Communication and STEM for all que visa abordar a desigualdade de género em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) através da realização de atividades que incentivarão a participação científica entre os jovens (estudantes nacionais, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos), nomeadamente jovens do sexo feminino.

O evento está planeado para reunir jovens cientistas e comunicadores em ciência, consciencializando para a desproporcionalidade de género em STEM, bem como aumentar a visibilidade dos modelos femininos e, desta forma, contribuir para mitigar este desequilíbrio no futuro.

Esta iniciativa foi concebida para favorecer deliberadamente a participação de jovens mulheres num grupo misto de participantes, sendo as atividades realizadas, maioritariamente, por staff e convidados femininos. Além disso, as atividades estão pensadas para dar aos participantes acesso a uma rede de cientistas, incluindo atuais e antigos membros da AJC, dotando-os de um conjunto de competências que serão uma mais valia para o seu percurso académico e profissional.

As atividades que compõem o programa do evento combinam-se para oferecer formação inicial de comunicação científica, um desafio de concepção/criatividade concretizado em grupo e múltiplas pausas networking. Desta forma, os participantes irão melhorar as suas capacidades de comunicação (científica), pensamento criativo, gestão do tempo, trabalho de equipa, transferência de conhecimentos, resolução de problemas e interdisciplinaridade.

O evento irá conceder o acesso à vasta rede de membros da AJC, com um conjunto diversificado de percursos académicos e profissionais, unidos pelo interesse comum que é a Ciência, permitindo o estabelecimento de relações informais de tutoria entre ex-membros e novos membros.

O custo associado é de 5 euros para não sócios e 2,5 euros para sócios. O limite para se efetuar a inscrição e o pagamento é dia 8 de março.

Para além disso, iremos apoiar jovens raparigas e mulheres, pagando os custos associados à deslocação de/para o evento. Este apoio tem limite de vagas, sendo o critério de escolha a ordem de inscrição no evento e o limite máximo de 20 raparigas/mulheres. Quem se candidatar a este apoio, será contactado pela associação para planeamento da logística.

Programa do Evento

Vem conhecer as palestrantes

Inscreve-te no evento

Gostavas de aprender mais sobre comunicação em ciência e STEM?

Então esta oportunidade é para ti!

Ajudaremos nos custos associados à deslocação de jovens raparigas e mulheres!

O preço de inscrição é de 5 € e receberás um diploma de participação.

Não percas esta oportunidade e inscreve-te já através do botão a baixo!

Em breve teremos novidades sobre a nova data.