Quem somos nós?

AJC (Associação Juvenil de Ciência) é uma Associação Científica sem fins lucrativos cujo principal objetivo é promover o envolvimento ativo da população mais jovem na Ciência.

Somos uma associação científica completamente gerida por jovens até aos 25 anos em Portugal e uma das poucas em todo o mundo.

O nosso lema diz tudo: "Ciência de jovens para jovens"!

Quer conhecer-nos melhor? Explore o resto desta página!

História

Em 1982, um grupo de jovens participou no 24º LIYSF (London International Youth Science Fortnight) numa viagem patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Inspirados pela experiência, esses jovens decidiram fazer um evento semelhante em Portugal. Em setembro de 1983, nasceu em Lisboa o primeiro Encontro Juvenil de Ciência (EJC), com 100 participantes presentes!

O grupo organizador do EJC reconheceu o grande potencial dos participantes para promover eventos futuros. Para incluí-los, nasceu o "Projeto Encontro Juvenil de Ciência (PEJC)", um projeto mais amplo que durou o ano inteiro, onde novas atividades e pequenos projetos por todo o país começaram a ser desenvolvidos. Este foi o primeiro passo para uma organização nacional. Em novembro de 1986, durante a Assembleia Geral do PEJC, o nome foi alterado para "AJC - Associação Juvenil de Ciência".

Oficialmente, os documentos foram assinados em 16 de março de 1987.

Os primeiros EJC foram reservados principalmente para participantes nacionais e, mais recentemente, abrimos as portas para países de língua portuguesa, como o Brasil, e para outros países latino-americanos como a Espanha.

Em 2014, fizemos história mais uma vez, abrindo as portas internacionalmente recebendo participantes de todo o mundo com inscrições da maior parte dos países europeus, Ásia, África e América Latina. A partir desse momento, o EJC foi renomeado para sua designação em inglês como Youth Science Meeting (YSM).

Atualmente, a AJC mantém o seu papel principal na promoção da ciência, tendo sempre em mente os seus valores fundamentais. A associação é gerida por jovens e suas atividades são direcionadas a jovens dos 15 a 25 anos. A AJC também criou grupos de trabalho especializados em várias áreas científicas. Desde a sua fundação, a AJC conta com mais de 1900 associados e está presente nas redes sociais, Facebook e Instagram.

Agora que conheces toda a nossa história, é a tua vez de fazer história connosco! Os nossos sócios têm uma série de vantagens exclusivas, como descontos nas taxas das nossas atividades. Além disso, os sócios têm a possibilidade de organizar e animar eventos com a Associação, de serem selecionados para representar eventos no estrangeiro e de desempenhar um papel ativo no desenvolvimento da AJC. Para te tornares um associado da AJC, segue os passos do formulário de novos sócios! Bem-vindo à família!

Equipa atual:

A Direção 2022/2023 é constituída por:

Francisco Geraldes Barba

Presidente, 25 anos

Estudante do PhD em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Ana Beatriz Machado

Tesoureira, 19 anos

Estudante de Biotecnologia na Universidade de Aveiro.

Ana Isabel Coelho

Vogal, 19 anos

Estudante de Biotecnologia na Universidade de Aveiro.